O eminente pesquisador de História Global, Sebastian Conrad (Freie Universität Berlin) ministrará a aula inaugural do ano letivo de 2022 do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, apresentando sua pesquisa atual sobre “A Globalização do Corpo Ideal na virada do século XIX para o XX”.
A aula será ministrada em inglês, e será transmitida pelo canal do PPGH/UFSC no youtube. As questões da audiência serão traduzidas pelos mediadores.
A aula será baseada no artigo publicado no Journal of World History (vol. 32, n. 1, 2021), intitulado “Globalizing the Beautiful Body: Eugen Sandow, Bodybuilding, and the Ideal of Muscular Manliness at the Turn of the Twentieth Century” (https://muse.jhu.edu/article/785901). Abaixo, a tradução do resumo:
Autor: Sebastian Conrad
Título: Globalizando o Corpo Ideal: Eugen Sandow, Musculação e o ideal de masculinidade muscular na virada do século XX”.
Resumo: No final do século XIX, a musculação era vista como uma nova forma de construir um corpo masculino, musculoso e belo. Eugen Sandow, por vezes considerado o “pai da musculação moderna”, emergiu como um ícone global. A historiografia normalmente tomou suas viagens como a origem da carreira global da musculação. Este artigo argumenta, em contraposição, que a trajetória transfronteiriça do ideal e da prática do corpo masculino musculoso não foi o simples resultado da difusão de normas ocidentais, mas, antes, foi o efeito de uma conjuntura global. Na virada do século XX, o processo desigual de integração global gerou debates no cruzamento entre masculinidade, força, beleza, saúde e nacionalismo, e ajudou a estabelecer um novo regime corporal que foi empregado como uma resposta aos desafios do mundo moderno em diversos lugares.