Como ser aluno (a) do PPGH? É gratuito?

Para ser aluno (a) do Programa de pós graduação em história da UFSC é preciso participar do processo seletivo para mestrado ou doutorado. Sempre que abrir edital para o processo seletivo, divulgaremos aqui no site. Sim, é gratuito.

Como realizar a minha matrícula como aluno regular?

A matrícula é realizada conforme as datas disponíveis no calendário acadêmico.
Alunos Ingressantes:
Acessar (no período de matrícula) o link www.capg.ufsc.br, clicar em RECUPERAR SENHA. O Aluno receberá no email registrado no formulário de inscrição os procedimentos para criar uma nova senha. Após procedimento de recuperação de senha, poderá realizar o pedido de matrícula na(s) disciplina(s) desejada(s).

Como realizar a matrícula em disciplina isolada?

Alunos de outros Programas da UFSC
Encaminhar email para secretaria do PPGH (ppghst@contato.ufsc.br) solicitando autorização para matrícula.

Alunos externos à UFSC
Acessar link: https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/ no período da matrícula, conforme calendário acadêmico (ACESSE)

Como solicitar prorrogação de prazo para defesa?

A prorrogação de prazo para defesa concede um prazo adicional ao estudante para que possa completar suas obrigações acadêmicas.
Parágrafo único. O estudante poderá solicitar prorrogação de prazo, observadas as seguintes condições:
I – por até 12 meses, para estudantes de doutorado;
II – por até 12 meses, descontado o período de trancamento, para estudantes de mestrado;
III – o pedido deve ser acompanhado de concordância do orientador;
IV – o pedido de prorrogação deve ser protocolado na secretaria no mínimo noventa dias (90) antes de esgotar o prazo máximo de conclusão do curso.
Para solicitar prorrogação de prazo para defesa enviar o requerimento disponível no link para o e-mail: ppghst@contato.ufsc.br: http://ppghistoria.sites.ufsc.br/wp-content/uploads/2021/07/PRORROGAÇÃO-DE-PRAZO-1.doc

Como solicitar defesa fora do prazo?

Parágrafo Único. A defesa fora de prazo pressupõe o cumprimento de todas as obrigações acadêmicas que antecedem a defesa, não podendo ser confundida com o mecanismo de prorrogação, o qual concede prazo adicional ao estudante para completar suas obrigações acadêmicas, conforme definido na Resolução Normativa nº 95/CUn/17.
Enviar para o e-mail da secretaria os seguintes documentos:

I. requerimento do estudante para a defesa fora do prazo, contendo justificativa
do caráter de excepcionalidade e também anuência do orientador para a defesa fora do prazo;


II. declaração assinada pela coordenação do Programa atestando que o estudante
cumpriu todas as obrigações que antecedem a defesa, devidamente documentada com o
histórico escolar do estudante;

III. formulário de solicitação de formação de banca devidamente preenchido


IV. versão digital da tese ou dissertação.

§ 1º Os estudantes de mestrado e de doutorado terão até 90 (noventa) dias para
protocolar o pedido, após o término do seu prazo regimental, e a defesa deverá ocorrer em até
30 (trinta) dias após a aprovação pelo Colegiado Delegado.

Como solicitar validação de disciplinas?

O aluno deve enviar ao email ppghst@contato.ufsc.br o formulário de validação de disciplinas preenchido, junto do plano de ensino da disciplina e o comprovante de conclusão.

Como fazer matrícula em Estudo dirigido ou leituras dirigidas?

Os Estudos dirigidos ou leituras dirigidas são cadastrados como atividades, não disciplina. Dessa forma, não requer matrícula.

Para obter os créditos referentes à leitura dirigida, basta enviar o relatório de leituras para ppghst@contato.ufsc.br e o mesmo será apreciado em reunião do colegiado.
Créditos referentes à leituras: 1 LEITURA DIRIGIDA equivale a 2 créditos no Mestrado e 4 créditos no doutorado, sendo que, as atividades acadêmicas não poderão ultrapassar 2 créditos no Mestrado e 12 no Doutorado.

Como fazer matrícula em estágio docência? Quantos créditos posso obter em estágio docência?

MATRÍCULA
A matrícula em estágio docência ocorre em fluxo contínuo, ou seja, a qualquer tempo.
Para fazer a matrícula, encaminhar para secretaria do PPGH (ppghst@contato.ufsc.br) formulário de matrícula em estágio docência preenchido

Lembrando que: O estágio docência é disciplina obrigatória para os alunos (as) bolsistas e conta como disciplina eletiva para os alunos (as) não bolsistas
Ao finalizar o estágio docência, enviar para ppghst@contato.ufsc.br os seguintes documentos:
1) Formulário de avaliação de estágio docência preenchido e assinado pelo orientador
2) Relatório de estágio
3) Plano de ensino

CRÉDITOS
§2° Os alunos de cursos de Mestrado poderão totalizar até 4 (quatro) créditos e os alunos de cursos de Doutorado até 8 (oito) créditos em Estágio de Docência, através de matrículas sucessivas, para integralização curricular.

Para maiores informações sobre o estágio docência, consulte a RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 3/CPG/2021

Como solicitar bolsa?

O programa lança a cada ano um Edital para concessão de Bolsas. Os alunos devem ficar atentos à divulgação do Edital via site do programa e emails institucionais.

Como solicitar auxílio para eventos?

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação tem um programa de auxílio à participação em eventos para estudantes de mestrado e doutorado.
As informações sobre este tipo de auxílio estão nas Diretrizes para a Distribuição dos Recursos PROAP/PROPG.
Para participar é preciso enviar o pedido de auxílio através do sistema on-line disponível no link: https://auxilioprpg.sistemas.ufsc.br/

Atenção:
1. Bolsistas de doutorado do CNPq não podem pedir este auxílio, pois podem usar para isso sua taxa de bancada.
2. Cada aluno só pode ser contemplado uma vez a cada ano.
3. Caso ainda não tenha recebido o aceite, não perca o prazo: envie o pedido com um documento de que submeteu a proposta (cópia de mensagem, print de tela). Uma vez o pedido aprovado, a liberação do recurso será feita mediante a comprovação de participação no evento, depois da prestação de contas.
4. Caso você tenha uma contrapartida, por exemplo, a instituição promotora do evento pague parte das despesas, como hospedagem ou alimentação, é importante colocar isso no formulário, bem como o comprovante.