Como um programa cuja identidade e temáticas têm expressão nacional e internacional, o Programa atrai um conjunto expressivo de candidaturas de várias partes do Brasil – e mesmo de fora dele – para seus cursos de Mestrado e Doutorado. Assim, o Programa de Pós-Graduação em História da UFSC exerce atração sobretudo sobre candidatos(as) do sul do país (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), mas está longe de ser voltado apenas para os alunos e alunas provenientes dos cursos de Graduação da própria universidade, dada a origem exógena de mais de 70% dos seus alunos de Mestrado. Por outro lado, a experiência de ter cursado o mestrado no PPGH parece ter efeito decisivo para que um bom número de egressos desse curso continue seus estudos de doutorado no mesmo programa. Ainda assim, o curso mostra ter uma reputação que transborda o âmbito local e regional, atraindo mais de 25% dos seus doutorandos(as) de fora da região sul do Brasil. Importante notar também o perfil internacional de parte do corpo discente, atraído pela possibilidade do doutorado em co-tutela (em um caso) e pelas políticas internas do programa de fomentar candidaturas internacionais.
O perfil acadêmico dos(as) estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História reflete a diversidade temática e temporal que caracteriza as pesquisas dos(as) professores(as) e orientadores(as), como se pode ver pelos temas das dissertações e teses defendidas, bem como a extensa produção intelectual de autoria do corpo discente do PPGH.
Por outro lado – e como acontece em qualquer programa de pós-graduação em história – compreendemos que as demandas do corpo discente também são um fator fundamental de inovação das temáticas do programa, e de auto-reflexão sobre as suas possibilidades e sobre as lacunas que precisa enfrentar. Um dos aspectos dessa auto-reflexão por parte do PPGH encontra-se na busca por uma maior diversidade do corpo discente. Essa busca tem também um significado político que é abraçado pelo PPGH da UFSC, que vem investindo desde 2017 em políticas de ação afirmativa que contemplam candidato(as) indígenas e afro-descendentes, com editais especiais e a destinação de bolsas de estudo.
Anualmente ingressam no PPGH 40 alunos, divididos equitativamente entre mestrado e doutorado. Tento titulado 91 mestres e 86 doutores ao longo dos últimos 5 anos, o PPGH conta hoje com um corpo discente de 140 alunos. Destes, 78 estão matriculados no doutorado e 62 no mestrado.
Além dos alunos de mestrado e de doutorado o PPGH tem contado com a participação frequente pós-doutorandos, contemplando uma diversidade temática, regional e de experiência e trajetória profissional.
O PPGH dispõe, atualmente de 16 bolsas CNPq, 58 CAPES e 2 FAPESC, contemplando 33 alunos de mestrado e 43 alunos de doutorado.